Dia nacional de conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Dia nacional de conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Publicado em 30/08/2021

Agosto é um mês dedicado a conscientização da Esclerose Múltipla. A EM (Esclerose Múltipla) é uma doença autoimune, do sistema nervoso central que mais acomete no mundo inteiro jovens adultos. Quais são os principais sintomas da Esclerose Múltipla? Os principais sintomas da Esclerose Múltipla são: problemas de visão, problemas motores, fadiga, alterações na fala, perda de força muscular, disfunção intestinal e da bexiga, depressão e ansiedade. 

A Esclerose Múltipla tem cura? 

A Esclerose Múltipla não possui cura pois trata-se de uma enfermidade autoimune crônica. Entretanto, o diagnóstico precoce pode ser de grande ajuda ocasionando a modificação do curso natural desta doença a longo prazo, diminuindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas. Além disso, existem recursos, como fisioterapia, medicamentos, entre outras alternativas que possibilitem ao portador de Esclerose Múltipla manter-se produtivo e confortável. 

Dificuldades enfrentadas no dia a dia 

Um dos grandes desafios enfrentados pelas pessoas que sofrem de Esclerose Múltipla é o preconceito enfrentado perante a sociedade. Antigamente pessoas com demência eram pejorativamente chamadas de pessoas esclerosadas, isso acabou criando não só um termo preconceituoso em torno da esclerose, como também colaborou para desinformação sobre esta enfermidade. Por tanto, apoio, carinho e informação podem ser grandes aliadas para ajudar pessoas com Esclerose Múltipla.