Fevereiro Roxo e Laranja

Fevereiro Roxo e Laranja

Publicado em 03/02/2020

Um mês curto porém com muitas datas para conscientizar, tanto que são duas cores e 4 temas diferentes. Vamos explicar!

Fevereiro Roxo - conscientização do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer.
Fevereiro Laranja - combate à Leucemia.

Criado em 2014 em Uberlândia, o tema da campanha é “se não houver cura, que ao menos haja conforto” já que se tratam de doenças crônicas. Fevereiro Roxo vem com o objetivo de conscientizar a população a manter seus exames em dia, pois doenças como estas são incuráveis e o diagnóstico precoce ajuda a controlar, oferecendo uma qualidade de vida melhor.

Já no caso da campanha Fevereiro Laranja, se trata do combate à Leucemia. E como combater? Também mantendo seus exames em dia! Qualquer alteração no sangue você já deve ficar em alerta. Os sintomas são: sangramento nas gengivas, no nariz, suores noturnos, perda de peso, aparecimento de manchas roxas ou avermelhadas, palpitações e desconforto abdominal.

Lúpus - O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo. O principal sintoma é o surgimento de lesões avermelhadas no rosto, na nuca e no couro cabeludo.

Fibromialgia -  A Fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida, os principais sintomas dela é dor generalizada, fadiga, dificuldades cognitivas e
formigamento nas extremidades do corpo. Sendo considerada uma doença subnotificada, os sintomas são comuns mas as dores são intensas, podendo
durar até 3 meses.

Alzheimer - Sendo uma doença neurodegenerativa, os sintomas consistem em falta de coerência na fala e perda da memória recente. Nem sempre está associada a idade avançada da pessoa, pois em alguns casos genéticos, os sintomas podem aparecer prematuramente.

Leucemia - Causadas pela proliferação de células anormais na medula óssea, a Leucemia é o câncer do sangue.

Gostou da nossa dica? Nos acompanhem nas redes sociais.