INFORMAÇÃO PARA EXAME

ULTRASSOM PÉLVICO GINECOLÓGICO COM DOPPLER

- A Ultra-sonografia Pélvica por Via Abdominal (suprapúbica) é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões dos órgãos pélvicos ? bexiga, útero e ovários -, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. Além disso, é utilizado também para identificar a presença de gestação e avaliar o posicionamento de DIUs. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. 
- Associados ao Doppler Colorido, os exames ultra-sonográficos permitem obter informações sobre essa região e seu respectivo fluxo sanguíneo, e investigar de forma detalhada e não invasiva a hemodinâmica da área examinada, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional. Nessa cartografia dinâmica, o sentido do fluxo é codificado pelas cores azul e vermelha. Esta imagem em cores é sobreposta à imagem em escala de cinzas no plano bidimensional da ultra-sonografia em tempo real, permitindo identificar o fluxo e o sentido do sangue. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. 
- Para a realização deste exame a repleção da bexiga é essencial, pois desloca as alças intestinais e atua como uma janela para a transmissão das ondas ultra-sônicas, facilitando a visualização e avaliação da área a ser examinada

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Agendamento necessário nas unidades:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Preparação para o exame:

Necessário agendar horário

- Pacientes de 1 a 04 anos: 
. Dar 1 copo de água sem gás, suco ou chá 1 hora antes do exame e outro copo 30 minutos antes do exame (exceto se houver alguma proibição médica à ingestão de líquidos). 
. Reter a urina caso a criança já consiga fazê-lo (o paciente deve estar de bexiga cheia no momento da realização do exame). 
. Caso a criança use fralda, trazer uma fralda. 

- Pacientes a partir de 05 anos e adultos (sem limite superior de idade): 
. Tomar de 04 a 06 copos de água sem gás ao longo das 2 horas que antecedem o exame (exceto se houver alguma proibição médica á ingestão de líquidos). 
. Reter a urina (o paciente deve estar de bexiga cheia no momento da realização do exame). 
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
- Chegar 20 minutos antes do horário agendado.

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura