INFORMAÇÃO PARA EXAME

TESTE DE ESTIMULO COM ACTH(CORTROSINA) P/ AVALIACAO CORTISOL

Este é o principal teste diagnóstico para insuficiência adrenal primária (doença de Addison). Nessa condição, as glândulas adrenais já estão sob estímulo do ACTH endógeno e, por isso, não se observa um incremento da secreção de cortisol após a administração de ACTH exógeno. Na insuficiência secundária decorrente da deficiência de ACTH, como ocorre atrofia das zonas fasciculada e reticular, há possibilidade de a supra-renal não responder normalmente ao ACTH exógeno. Sendo assim, o teste diagnostica insuficiência adrenal, mas pode não distinguir essas duas entidades clínicas. Para tal fim, recomenda-se a dosagem de ACTH.
- Uma resposta normal, por outro lado, não exclui a deficiência parcial de ACTH. Indivíduos com atrofia adrenal pelo uso crônico de corticosteróides ou por lesão hipofisária de longa duração podem também não responder ao teste.
- Durante o exame, após a administração da medicação, é possível que haja alguns efeitos colaterais, o que ocorre em 42% dos testes. Os mais comuns são náusea (18%) e calor no rosto (18%)

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Vergueiro

Agendamento necessário na unidade:

Sorocaba - Vergueiro

Preparação para o exame:

EXAME TEM QUE SER AGENDADO



- Jejum:
-- De 0 até 3 anos: jejum mínimo de três horas;
-- Acima de 3 anos: jejum mínimo de oito horas.

SOLICITA MEDICAMENTO (SYNACTHEN, NOVARTIS)

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura