INFORMAÇÃO PARA EXAME

SEXAGEM FETAL, TESTE DE

Durante a gestação, uma pequena quantidade de células fetais podem atravessar a barreira placentária alcançando a corrente sanguínea da gestante. Baseado neste princípio, o teste de Sexagem fetal utiliza como material biológico amostra de sangue periférico materno para a determinação do gênero do feto.

O teste não é recomendado para fins de diagnóstico de síndromes ligadas ao cromossomos sexuais. É um teste não-invasivo, possui índices de acerto superior a 99% quando coletado após a oitava semana de gestação. Por outro lado, em alguns casos o resultado pode ser inconclusivo. Isso pode ocorrer devido a limitações técnicas ou possíveis interferentes na amostra.

Neste caso, será necessária uma nova coleta após o período de 15 dias para repetição do teste na nova amostra. Alguns medicamentos como anticoagulantes à base de heparina* podem inibir o teste, levando também a resultados inconclusivos.
*Jamais suspender o uso do medicamento sem consentimento do médico para a realização deste teste.

Resultados Reportáveis:
Sexo Feminino
Sexo Masculino
Inconclusivo: Não foi possível determinar o sexo fetal

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Preparação para o exame:

- Não é necessário jejum.

A coleta deverá ser realizada a partir da 9ª semana de gestação.

Anotar a semana de gestação e a data da última menstruação no momento da coleta

(obrigatório o envio desta informação no formulário).


http://www.diagnosticosdobrasil.com.br/wp-content/uploads/2018/01/RQ-0515_SEXAGEM-FETAL-QUESTION%C3%81RIO.pdf

IMPORTANTE:
- Gestações iniciais (menores que 12 semanas) é obrigatória a apresentação de exame de ultrassom que comprova a Idade Gestacional.
- É proibida a realização da sexagem fetal se a paciente nao apresentar idade gestacional de 8 semanas ou mais, pois o resultado é absolutamente ineficaz.
- Se a paciente com idade gestacional menor que 12 semanas e não tem o ultrassom, não podemos realizar a sexagem fetal.

Como o ultrassom comporta variação de 1 semana para mais ou para menos, se a paciente estiver com 8 semanas e alguns dias, deve aguardar completar 9 semanas, de forma a evitar diagnóstico duvidoso do sexo fetal.

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura