INFORMAÇÃO PARA EXAME

PUNÇÃO EM NODULO SOLIDO SUPRA-CRAVICULAR

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Campolim

Agendamento necessário na unidade:

Sorocaba - Campolim

Preparação para o exame:

Instruções de preparo

Coleta de Citologias com uso de Fixador Citológico Spray:
No uso de fixadores em spray ou aerosol deve-se cobrir toda a superfície do esfregaço. A seguir a lâmina deve ser guardada na caixa de plástico ou em frasco, fechando-o em seguida, ficando o material estável por mais ou menos 15 dias. É importante que a lâmina fique dentro da caixa ou frasco fechado, para que se evite uma rápida evaporação do fixador.
Coleta de Citologias com uso de Álccol 70%:
Para o uso de álcool em fluidos e secreções deve-se acondicionar o material em tubo, frasco ou seringa, adicionando álcool 70% ao fluido, em volume equivalente ao da amostra a examinar. Não é necessário enviar todo o material coletado: 5 a 10 ml do líquido obtido são suficientes.

Para os casos em que o esfregaço já está na lâmina, coloca-las em frascos próprios contendo álcool 70%, ficando estável em temperatura ambiente . Para postagem e no dia do envio, o álcool pode ser desprezado, ficando o material estável por mais ou mesmo 2 dias. É importante que a lâmina fique dentro da caixa ou frasco fechado, para se evitar uma rápida evaporação do álcool.
Especificação da Citologia:
Escarro:
Se o material for enviado no mesmo dia ao laboratório, não é necessário fixador. Se isto não for possível, estocar o espécime na geladeira (nunca no freezer) até o dia seguinte. Caso contrário, deve ser colhido em frasco de boca larga
contendo álcool a 70% (cerca de ? do volume do frasco).

Urina:
Enviar ao laboratório logo depois da coleta, sem fixador. Se houver demora para o encaminhamento ao laboratório, deixar em geladeira ou, em último caso, o material poderá ser colocado em um frasco com álcool 70% (2 vol fixador : 1 vol de urina). Antes da colheita de urina espontânea, esvaziar a bexiga e proceder a hidratação. Para a hidratação é recomendado beber água durante 1h ½ a 2h. No final do período, a bexiga deve ser esvaziada e a próxima urina espontânea, deve ser coletada para a avaliação citológica. Se não for possível seguir tal orientação, deve ser coletada a segunda urina da manhã. A primeira urina não é adequada para citopatologia oncótica.

Líquidos provenientes de cistos (mamários, ósseos, sinoviais, oculares, renais, tireóide e outros):
Colocar pelo menos 1 ml de líquido em recipiente limpo. Em caso de quantidades menores, recomendamos que o espécime seja mantido na seringa, da qual se retira a agulha, fecha com a tampa da agulha, e veda com esparadrapo. Quando os espécimes não puderem ser levados ao laboratório em seu horário de trabalho, deverão ser mantidos em geladeira (não no freezer) fixados com álcool 70% no mesmo volume da amostra.






SEGUE ABAIXO
Tireóide:
Em caso de PAAF de nódulo tireoidiano, sugerimos a feitura de seis (6) esfregaços gêmeos. Como a coloração realizada será a de Hematoxilina-Eosina, pedimos que a fixação seja feita imediatamente após a coleta em álcool 70% ou
fixador citológico spray.

Preenchimento das Requisições de Citologia:
É muito importante que junto com a amostra citológica venha o pedido médico preenchido com os dados clínicos, radiológicos, idade e hipóteses diagnósticas. O médico patologista não tem contato com o paciente, portanto depende
exclusivamente destas informações para direcionar o tipo de análise, realização de colorações específicas, pesquisa de agentes infecciosos, dentre outros. Para exames de citopatologia geral, informações sobre a história da moléstia atual, neoplasias prévias, bem como, quimioterapia e radioterapia, são imprescindíveis para o êxito da interpretação citopatológica. O preenchimento deve ser completo e com letra legível.

A conferência do espécime e da requisição antes do envio é um fator importantíssimo para que não ocorram trocas ou extravios, a conferência deve ser feita antes do envio ao Laboratório de Patologia e na chegada do mesmo.

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura