INFORMAÇÃO PARA EXAME

MN TRATAMENTO COM MIBG IODO 131

O tratamento com Iodo radioativo (Iodo-131) é indicado para pacientes com história de Carcinoma diferenciado de tireóide operado (Tireoidectomia) e que apresentam indícios de tecido tireoidiano remanescente,e/ou alterações laboratoriais sugestivas de doença residual ou recidiva.
Como as doses administradas de Iodo-131 para esses casos são essenciais, é necessária a internação do paciente com a finalidade de afasta-lo do convívio com outras pessoas até que o nível de radiação diminua a um valor mínimo determinado, quando o paciente deverá receber alta da internação. Esse procedimento é obrigatório por lei e regulamentado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Em geral, o período de internação deve limitar-se a 3 dias, sendo que a alta é por critérios clínicos e radiométricos (medidas diárias da radiação do paciente)

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Vergueiro

Agendamento necessário na unidade:

Sorocaba - Vergueiro

Preparação para o exame:

REALIZADO NA UNIDADE VERGUEIRO APENAS PREPARO:
É necessária a Cintilografia de pesquisa de corpo inteiro com Iodo-131 previamente ao tratamento.
Trazer todos os exames relacionados com a doença (Pesquisa de Corpo Inteiro, anátomo-patológico, Ultra-som, Raios-X, Tomografias, exames sangüíneos).
No dia do tratamento é necessário jejum absoluto de 4 horas, inclusive água, para que o material radioativo seja bem absorvido pelo estômago.
Alguns medicamentos devem ser suspensos para a realização do exame:
-por 30 dias: hormônios tireoidianos como Puran T4, Tetroid, Syntroid e Euthyrox.
-por 15 dias: hormônio tireoideano à base de T3 (Triiodotironina).
-por 10 dias: xaropes para tosse que contenham iodeto de potássio.
-por 90 dias: medicamentos para o coração (antiarrítmicos) que contenham Amiodarona (Ancoron, Atlansil). Conversar com o médico cardiologista previamente para a suspensão desse medicamento.
Outros medicamentos de uso habitual não precisam ser suspensos.
Evitar por 15 dias alimentos que contenham iodo como peixes, frutos do mar, algas e demais alimentos que contem na tabela anexa.
Não utilizar por 15 dias produtos industrializados que contenham iodo como maquiagens, base ou esmalte para unhas, tinturas de cabelo e bronzeador solar.
Não realizar por 90 dias exames com contraste iodado (radiografia ou tomografia) e exame de Papanicolau por 1 mês.
O paciente deverá colher os seguintes exames sanguíneos no dia anterior ou no próprio dia marcado para o tratamento (porém antes desse): TSH, Tireoglobulina (Tg) e Anticorpo anti-tireoglobulina (Actg) e para mulheres o BHCG.

NA INTERNAÇÃO:
O paciente poderá trazer itens recreativos que ajudam a passar o tempo (como livros, walkman, trabalhos manuais).
O Iodo-131 é administrado por via oral (na forma líquida ou em cápsulas). A maioria dos pacientes não apresenta absolutamente qualquer reação desagradável. Entretanto, pode haver um pouco de náuseas e intolerância à comida algumas horas após. Vômitos são raros. Como medidas preventivas serão administrados, via oral, inibidores da secreção ácida do estômago e reguladores da motilidade gástrica para diminuir os possíveis irritativos (Ranitidina e Plasil ou Dramin).
Após receber o Iodo-131 no quarto o paciente deverá permanecer por mais 2 horas em jejum. Também, não mais poderá sair do quarto, receber visitas e ter acompanhantes durante a internação. Se necessitar de algo é só chamar a enfermagem, o técnico ou o médico nuclear. O paciente deverá espremer algumas gotas de limão diretamente na boca a cada 2 horas e beber bastante água durante o dia todo. Esse procedimento é importante para eliminar a concentração indesejável do Iodo-131 nas glândulas salivares evitando assim o inchaço no pescoço.Haverá uma visita médica todos os dias.
As principais refeições diárias serão oferecidas pela clínica através de um serviço terceirizado, porém, alimentos a gosto do paciente ou guloseimas poderão ser trazidos para a internação.
Trazer durante a internação os medicamentos que o paciente habitualmente faz uso.


CUIDADOS APÓS O TRATAMENTO:
Evitar por 3 dias contato físico intimo ou próximo e prolongado com outras pessoas, principalmente, gestantes e crianças de colo (isso inclui evitar beijos, abraços, relação sexual e dormir em camas separadas).
A circulação pelas dependências da casa ou outros ambientes é livre desde que não tenha contato íntimo ou próximo e prolongado com outras pessoas.
Não há a necessidade de um banheiro exclusivo, porém, ao urinar o paciente deverá evitar o respingo de urina fora do vaso sanitário e dar descarga duas a três vezes. Também não urinar no box do banheiro.
Não há restrições para as atividades domésticas ou diárias rotineiras.
Usar talheres, copos e pratos separados por 3 dias.
Lavar as roupas separadamente por 3 dias e as roupas que o paciente usou na internação deixar em um lugar separado e lavado após 3 dias.
O paciente poderá freqüentar o ambiente de trabalho normalmente se não houver contato físico próximo e prolongado com os colegas, gestantes ou crianças por no mínimo 3 dias.
Mulheres que receberam a tratamento com o iodo radioativo devem

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura