INFORMAÇÃO PARA EXAME

LARINGOSCOPIA

A Laringoscopia é um exame realizado com anestesia local e com o objetivo de avaliar estruturas da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe, laringe, onde se localizam as pregas vocais, e início de traquéia. É realizada rotineiramente no consultório médico otorrinolaringológico, não necessitando internação.
A anestesia é local com medicamento spray, cujo efeito passa em alguns minutos. O procedimento é realizado através da boca e com o paciente sentado, não havendo necessidade de preparos prévios.
As estruturas são visualizadas em um monitor por meio de um sistema de vídeo que permite o aumento das imagens e, consequentemente, uma melhor avaliação. São ainda armazenadas em um computador, permitindo reavaliações por outros médicos e acompanhamento da evolução da doença.
Eventualmente, os pacientes queixam-se de sensação de náuseas quando o aparelho chega à garganta. Neste caso, pode-se dispor do exame via nasal, a nasolaringoscopia flexível. Este último é feito com anestesia nasal local e com aparelho flexível, permitindo também avaliações de cavidade nasal e rinofaringe, além das estruturas anteriormente descritas.
As indicações para o exame são várias. As mais comuns são rouquidão, tosse persistente, sensação de "enlatos", pigarros, dor, sensação de secreção ou corpos estranhos na garganta, entre outras

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Penha

Agendamento necessário na unidade:

Sorocaba - Penha

Preparação para o exame:

- Exame realizado na Unidade Penha
- Necessário agendar horário
- O exame requer um jejum absoluto (inclusive de água) de 1 hora.


- Cuidados após o exame
- Deixar o laboratório com acompanhante.
- Uma hora após o término do procedimento, é possível se alimentar normalmente. Não existem restrições quanto ao tipo de alimentação, apenas devem ser evitados alimentos muito quentes.
- Pode ocorrer certo desconforto na garganta, o que, no entanto, desaparece após algumas horas. Se os sintomas forem muito intensos, convém tomar medicamento sintomático, a exemplo de analgésico ou antiinflamatório. Neste caso, o médico solicitante deve indicar o nome e a dosagem da medicação.
- Se houver qualquer outro sintoma, o laboratório precisa ser contatado para que o médico responsável pelo procedimento possa avaliar o caso.

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura