INFORMAÇÃO PARA EXAME

IODOTERAPIA - ORIENTAÇÕES

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PACIENTE COM CÂNCER DE TIREOIDE:

O tratamento com iodo radioativo (Iodo-131) é indicado para pacientes com história de Carcinoma diferenciado de tireóide operado (tireoidectomia) e que apresentam indícios de tecido tireoidiano remanescente, sinais de metástases (acometimento regional ou à distância pela doença) e/ou alterações laboratoriais sugestivas de doença residual ou recidiva.
Como as doses administradas de Iodo-131 para esses casos são em quantidade maior do que 30 mCi é necessária a internação do paciente com a finalidade de afasta-lo do convívio com outras pessoas até que o nível de radiação diminua a um valor mínimo determinado, quando o paciente deverá receber alta da internação. Esse procedimento é obrigatório por lei e regulamentado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Em geral, o período de internação deve limitar-se a 3 dias, sendo que a alta é por critérios clínicos e radiométricos (medidas diárias da radiação do paciente).

As dosagens de iodo são analisadas com base nos exame de sangue (tsh/ tireoglobulina/ anticorpo anti tireoglobulina), resultado da pesquisa de corpo inteiro (PCI) e anatomopatologico (biópsia pós cirúrgica) e variam de acordo com cada caso, sendo assim elas podem ser encontradas com as seguintes dosagens.

MNT30 - DOSE AMBULATORIAL DE 30 MCI, PACIENTE NÃO PRECISA FICAR INTERNADO

MNT50 - DOSE AMBULATORIAL DE 50 MCI, PACIENTE NÃO PRECISA FICAR INTERNADO

MNT10 - DOSE DE INTERNAÇÃO DE 100 MCI, PACIENTE FICA INTERNADO EM QUARTO TERAPEUTICO

MNT15 - DOSE DE INTERNAÇÃO DE 150 MCI, PACIENTE FICA INTERNADO EM QUARTO TERAPEUTICO

MNT175 - DOSE DE INTERNAÇÃO DE 175 MCI, PACIENTE FICA INTERNADO EM QUARTO TERAPEUTICO

MNT20 - DOSE DE INTERNAÇÃO DE 200 MCI, PACIENTE FICA INTERNADO EM QUARTO TERAPEUTICO

MNT25 - DOSE DE INTERNAÇÃO DE 250 MCI, PACIENTE FICA INTERNADO EM QUARTO TERAPEUTICO

Para todo tratamento é necessário um preparo prévio, onde ele suspende a reposição hormonal por 30 dias, sendo nesse tempo 15 dias de dieta alimentar com baixa ingestão de iodo. Ou pode ser feito com THYROGEN, a principal vantagem do uso desse medicamento antes do tratamento com Iodo radioativo e da realização da Cintilografia é que o paciente poder continuar tomando os hormônios substitutos da tireoide normalmente, melhorando sua qualidade de vida em relação ao desempenho físico, vitalidade, vida social e saúde mental, porém o thyrogen somente é utilizado através de pedido médico.

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Preparação para o exame:

REALIZADO NA UNIDADE VERGUEIRO APENAS PREPARO:

Solicitar ao paciente que compareça na unidade mais próxima para que seja feito cadastro e posterior compra da medicação.

Deixar o paciente ciente que é necessário um preparo prévio a realização do tratamento que consiste em 15 dias de dieta com restrição de iodo e 30 dias sem reposição hormonal, que será entregue no ato do cadastro juntamente da data de tratamento.


Medicamentos de uso contínuo não devem ser suspensos.

Mulheres: Não pode realizar o exame ou o tratamento durante a gravidez, suspeita de gravidez ou amamentação.
·É necesário jejum de 6 horas até de água.
·Fazer teste de gravidez 1 dia antes da dose e trazer o resultado no dia da dose.

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura