INFORMAÇÃO PARA EXAME

IMUNOFIXACAO EM URINA DE 24 HORAS

Quando paraproteínas são detectadas na eletroforese de soro, urina ou líquor, devem ser
classificadas pela imunofixação. As imunoglobulinas monoclonais, também chamadas de
paraproteínas ou Proteínas M, derivam de uma única linhagem de células plasmáticas que
podem produzir altas concentrações de um único anticorpo monoclonal que aparece como uma linha estreita na eletroforese (ex.: mieloma múltiplo, macroglobulinemia de Waldestrom, amiloidose, gamopatia monoclonal de significado indeterminado). A imunofixação, que substitui a técnica de imunoeletroforese por ser mais sensível e rápida, combina as técnicas de eletroforese e imunoprecipitação. Após a separação das proteínas séricas por eletroforese, anti-soro (contra IgA, IgG, IgM, cadeia leve Kappa e Lambda) é colocado sobre as frações separadas. As proteínas não precipitadas são lavadas e o imunoprecipitado é a seguir corado. A presença de proteína M é caracterizada na imunofixação pela presença de uma banda bem definida associada com uma classe de cadeia pesada (IgM, IgG ou IgA) e banda de mesma mobilidade que reage com cadeia kappa ou lambda. Este método tem grande aplicação na identificação de proteínas M presentes em pequenas quantidades, que são difíceis de detectar por outros métodos

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Preparação para o exame:

Urina de 24 Horas: FRASCO 24 HORAS

Preparo urina 24 horas:

- Ao levantar pela manhã, deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário.
- A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções.
- Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a 1° micção da véspera.
- Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual.

Entregar a urina ao laboratório no prazo máximo de 2 horas.
O frasco deverá ser mantido em geladeira durante todo o período do exame.
Caso esqueça de guardar a urina de uma das micções, o paciente deverá desprezar as urinas já coletadas e recomeçar o exame no dia seguinte.
Casos os frascos fornecidos pelo laboratório não forem o suficiente, utilizar somente de água mineral.

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura