INFORMAÇÃO PARA EXAME

HEMOCULTURA, ANAEROBIOS

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Preparação para o exame:

Instruções de preparo

* EXAME DEVE SER AGENDADO E SOLICITADO KIT ESPEFICO NO SETOR TECNICO


- A coleta pode ser efetuada durante a ascensão da temperatura em pacientes estáveis e, de preferência, antes da antibioticoterapia. Caso a paciente esteja em uso de antimicrobiano, coletar no momento anterior à administração do medicamento. Eventualmente, hemoculturas podem ser realizadas em pacientes afebris.
- Fazer rigorosa assepsia da pele do paciente, utilizando um algodão umedecido com álcool iodado e/ou álcool 70%. Deixar o álcool agir por pelo menos 1 minuto; enquanto isso, friccionar o algodão umedecido com álcool na tampa de borracha do frasco de hemocultura;
- Adultos: Colher de 10 mL em frasco específico para adultos;
- Crianças (1 ano até 6 anos): Colher de 1 a 5 mL em frasco pediátrico;
- RN: Colher de 0,5 a 1 mL em frasco pediátrico.
- Transferi-lo imediatamente para o frasco de hemocultura automatizada. A amostra será automaticamente aspirada para o interior deste. Caso o médico solicite mais de uma amostra, este procedimento deve ser repetido de duas a três vezes, com intervalos de 30 minutos e até 1 hora entre cada coleta. Sempre que possível deve-se coletar as amostras de locais diferentes (ex: 1º coleta: braço direito; 2º coleta: braço esquerdo; 3º coleta: braço direito em outra veia).
Nota: O volume de sangue coletado é uma das variáveis mais críticas para a positividade do exame tanto para adultos quanto para crianças, obedecendo a quantidade de sangue exigida para cada paciente.

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura