INFORMAÇÃO PARA EXAME

GTTI - CURVA GLICEMICA E INSULINICA DE 3 HORAS

- Este teste pode ser útil na pesquisa de resistência à insulina e, apesar de algumas controvérsias, na investigação de hipoglicemia após ingestão alimentar. A queda nas taxas de glicose pode ocorrer de 3 a 4 horas depois da alimentação, particularmente em pessoas que comem muito rapidamente e preferem refeições ricas em carboidratos. Além disso costuma ser observada após a ingestão de álcool e em indivíduos com insulinoma ou com anticorpos antiinsulina. É possível detectar a hipoglicemia a partir dos 180 minutos. Considera-se o resultado significativo quando a glicemia se mostra inferior a 45 mg/dL. Entretanto, muitos indivíduos apresentam alguns sintomas dessa condição com glicose superior a 45 mg/dL, em geral mais decorrentes do grau de oscilação das taxas do que do valor absoluto.
- Já para o diagnóstico de resistência à insulina, observa-se que, em indivíduos normoglicêmicos (sem o diagnóstico de diabetes mellitus), a dosagem basal desse hormônio apresenta alta correlação com os diferentes índices de resistência à insulina.
- O cálculo do índice HOMA-IR (homeostasis model assessment) para avaliação de resistência à insulina é baseado em uma fórmula matemática que emprega as dosagens de insulina e glicose de jejum. Na prática, trata-se de uma informação adicional para aferir a resistência à insulina. Apesar disso, não há valores que definam a normalidade. A interpretação do resultado deve ser feita junto com outros parâmetros clínicos e laboratoriais, tais como peso, índice de massa corporal (IMC), medida da circunferência da cintura, níveis glicêmicos e níveis pressóricos. Em uma população estudada no Fleury, composta de mais de 1800 indivíduos adultos normoglicêmicos, foram encontradas as seguintes distribuições de HOMA-IR, conforme o valor do IM

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Vergueiro

Preparação para o exame:

REALIZADO EM TODAS UNIDADES NECESSÁRIO AGENDAMENTO

- Esse exame requer um jejum mínimo de oito horas.
- Manter dieta habitual, sem restrição de carboidrato (massas, açúcar e doces) nas 72 horas que antecedem o exame.
- Não fazer uso de laxante na véspera do exame.
- Não fazer esforço físico antes do exame (no mesmo dia do exame).
- O cliente deve evitar andar e não pode fumar ao longo da prova.
- A ingestão de qualquer tipo de alimento é proibida durante o exame

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura