Deseja selecionar mais exames?
SIM NÃO

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

Informações

Endoscopia digestiva alta ou esofagogastroduodenoscopia
É um exame que permite visualizar o esôfago, estômago e duodeno até a 2ª porção do intestino fino, considerada a primeira parte do intestino. Realiza-se introduzindo-se um tubo flexível, através da boca, sob sedação. Esse tubo contém uma lente, luzes e um canal onde o médico poderá trabalhar para coletar material ou realizar algum tratamento.

O que acontecerá?
O médico e/ou enfermeira fará uma entrevista, investigando possíveis patologias, reações alérgicas, cirurgias anteriores e se já realizou exame de endoscopia anteriormente. Caso afirmativo, o laudo se faz necessário.

Como é realizado?
Na sala de exame você será colocado numa posição adequada, ou seja, deitará sob o lado esquerdo. Um protetor plástico será colocado entre seus dentes para manter sua boca aberta durante o exame. Um tubo flexível, fino e pequeno será passado através de sua boca. Por meio dele, o médico será capaz de identificar qualquer anormalidade que possa estar presente, inclusive pesquisar amostras de tecido (biópsias) colhidas durante o exame para análise laboratorial detalhada. Não causa dor. Um anestésico tópico (spray) será "borrifado" na sua garganta, que permitirá a passagem do aparelho sem provocar dor ou náusea. Uma medicação para relaxar ou mesmo um anestésico será aplicado na veia, momentos antes de iniciar o exame para fazer você adormecer. Essa medicação provoca sono e esquecimento por algum tempo. Por isso você não deve dirigir após o exame ou realizar tarefas que necessitem de atenção, como operar máquinas, ou tomar decisões importantes, já que a sedação diminui seus reflexos e raciocínio. Deve vir acompanhado de uma pessoa que lhe conduza para a casa.

Tempo do Exame:
É um exame que dura, em média, 15 a 30 minutos e é indolor.

Após o Procedimento:
Você irá permanecer na endoscopia em torno de 30 minutos, até a neutralização completa dos efeitos do sedativo e/ou anestésico. Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada. Você não deve comer ou beber até que seu reflexo esteja normal. Depois disso, você pode retornar à sua dieta regular, a menos que seja aconselhado o contrário. Você pode sentir gases ou pequena distensão abdominal, pelo ar que foi introduzido através do endoscópio, contudo isso passará rapidamente.

Questões/Dúvidas:
Qualquer dúvida e/ou esclarecimento favor ligar para o nosso SAC tel: 32318805

Preparo

Exame realizado nas Unidades Penha, Piedade e Itu
Necessário agendar horário
Pacientes menores de 12 anos consultar preparo na Unidade Penha.

*******Preparo*******
Jejum absoluto por 12 horas
Na véspera do exame, fazer um jantar leve, evitando comida gordurosa, e não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem o exame.
É necessário apresentar exames anteriores de endoscopia, se houver.
É obrigatório o paciente estar acompanhado por uma pessoa adulta.

*******Cuidados após o exame*******
- Ficar repousando no laboratório até que o paciente se sinta perfeitamente bem.
- Deixar o laboratório acompanhado.
- Após a senssação do efeito da anestesia na garganta (cerca de 30 minutos após o término do exame), pode-se ingerir alimentos leves e mornos.
- Devido ao uso de sedativo, não é possível dirigir automóvel ou outros veículos durante todo o dia após a realização da endoscopia.
- Durante um período de aproximadamente oito horas depois do exame, não realizar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes.
- Recomenda-se que o indivíduo faça repouso no restante do dia, alimentando-se com dieta leve e evitando bebidas alcoólicas.
- A medicação usada na sedação pode ocasionar um período curto de amnésia.
- Quando são realizadas biópsias durante a endoscopia, existe a possibilidade de sentir um leve desconforto, que, contudo, é passageiro.
- Em caso de haver qualquer outro sintoma, deve-se entrar em contato com o laboratório.




Biolabor 2019 - Todos os direitos reservados