INFORMAÇÃO PARA EXAME

CULTURA DE BK, CULTURA PARA TUBERCULOSE

A tuberculose pulmonar continua sendo um sério problema de saúde pública. A chave para o controle da tuberculose pulmonar é a rápida detecção e a cura de casos novos. O diagnóstico definitivo depende do isolamento e identificação do agente etiológico, o Mycobacterium tuberculosis; sendo que as medidas de controle, principalmente no que diz respeito à terapêutica, dependem dos resultados dos testes de sensibilidade aos quimioterápicos utilizados no tratamento

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Preparação para o exame:

Medicação: De acordo com orientação médica.

Outros
- Amostras de fezes não devem ser utilizadas para baciloscopia e nem para cultura, uma vez que esse material apresenta com muita frequência resultado falso positivo. O diagnóstico da TB intestinal é realizado por meio de biópsia.

*Não processamos em urina de 24 horas.

**Informamos que, a partir de 14/05/2018, por uma determinação da Vigilância Sanitária, não aceitaremos cepas já crescidas encaminhadas em qualquer meio sólido específico para cultura de Micobactéria (Meio de Ogawa Kudoh e Meio de Lowenstein).
Aceitaremos apenas o material biológico destinado à pesquisa e cultura de Micobactéria. Este deve vir acondicionado em frasco estéril.

Jejum: De acordo com orientação médica.

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura