INFORMAÇÃO PARA EXAME

CREATININA, DOSAGEM EM URINA DE 24 HORAS

É o produto de degradação da creatina, sendo sua concentração sérica não somente dependente da taxa de filtração renal, mas também da massa muscular, idade, sexo, alimentação, concentração de glicose, piruvato, ácido úrico, proteína, bilirrubina e do uso de medicamentos (cefalosporinas, salicilato, trimetoprim, cimetidina, hidantoína, anticoncepcionais e anti-inflamatórios). Níveis baixos podem ser encontrados nos estados que cursam com diminuição da massa muscular

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Preparação para o exame:


Preparo urina 24 horas:

- Ao levantar pela manhã, deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário.
- A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções.
- Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a 1° micção da véspera.
- Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual.

Entregar a urina ao laboratório no prazo máximo de 2 horas.
O frasco deverá ser mantido em geladeira durante todo o período do exame.
Caso esqueça de guardar a urina de uma das micções, o paciente deverá desprezar as urinas já coletadas e recomeçar o exame no dia seguinte.
Casos os frascos fornecidos pelo laboratório não forem o suficiente, utilizar somente de água mineral.

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura