INFORMAÇÃO PARA EXAME

CORONAVIRUS (SARS-CoV-2/Covid19), SOROLOGIA IgA

Os testes sorológicos para COVID-19 são testes para detecção de anticorpos das classes IgA, IgM, e IgG produzidos pelo organismo após a infecção pelo Coronavírus 19. São exames que podem ser utilizados para auxílio diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente.
Principais restrições:
- Possibilidade de falso negativos, devido a janela imunológica de cerca de 7 a 10 dias após o início dos sintomas, podendo se estender até mais que 20 dias;
- Possibilidade de falso positivos, devido a interferência por anticorpos heterofilos e reações cruzadas, em caso de infecção por outros vírus;
- A performance do teste é variável de acordo com o teste utilizado, uma vez que não há padronização entre fabricantes em relação ao antígeno e à metodologia empregados. De uma forma geral, os testes ELISA e quimioluminescência apresentam desempenho superior aos testes imunocromatográficos (rápidos).
- Avaliação de imunidade: ainda não há comprovação de que o surgimento de anticorpos IgG está associado com imunidade contra o SARS-CoV-2.
Interpretação e orientações:
- Resultado reagente: deve ser avaliado mediante a clínica a epidemiologia do paciente, levando em consideração a possibilidade de reação cruzada ou interferência em pacientes com infecção por outros vírus.
- Resultado não-reagente: deve ser considerada a possibilidade de resultado falso-negativo por quantidade insuficiente de anticorpos e principalmente devido à janela imunológica. É indicada a realização de RT-PCR para SARS-CoV-2, ou painel para detecção de múltiplos microrganismos em amostras respiratórias, ou repetição do teste sorológico em nova amostra, de acordo com a disponibilidade dos testes e julgamento médico.
Indicações:
- Avaliação de retorno ao trabalho para profissionais de saúde com suspeita de COVID-19, a partir do sétimo dia de sintomas. Neste contexto, um resultado não-reagente não descarta a infecção, sendo necessário realizar RT-PCR.
- Pacientes com quadros respiratórios graves e suspeita de COVID-19, com sete ou mais dias de sintomas, quando o resultado do exame de RT-PCR ainda não está disponível. Neste contexto, um resultado não-reagente não descarta a infecção.
- Estudos epidemiológicos referentes ao percentual de pessoas expostas na população e que já desenvolveram anticorpos.
Segue abaixo sugestão de algoritmos diagnósticos para as duas primeiras indicações do exame.
O teste oferecido pelo Grupo Pardini:
No Hermes Pardini, a pesquisa de anticorpos anti-SARS-CoV-2 é realizada pelo método ELISA. O kit detecta anticorpos das classes IgA e IgG. Anticorpos IgA são considerados marcadores sensíveis de infecções das vias respiratórias. De fato, a validação realizada no Hermes Pardini demonstrou uma maior sensibilidade do anticorpo IgA em relação ao IgG. A sensibilidade combinada dos anticorpos foi de 61,0%. Estes dados foram obtidos com a análise de alguns pacientes com SARS-CoV-2 detectado na RT-PCR e sintomas recentes, com 24 a 72 horas de evolução. A análise de um grupo de pacientes com > 10 dias de sintomas demonstrou sensibilidade de 86,0%. Ainda assim, a sensibilidade pode ter sido subestimada, pois a maioria dos pacientes apresentava menos de 20 dias de sintomas. A especificidade, determinada em pacientes com SARS-CoV-2 não detectado na RT-PCR foi de 100% para IgG e 97,0% para IgA (resultado indeterminado apenas).

Referências bibliográficas
Métodos Laboratoriais para Diagnóstico da Infecção pelo SARS-CoV-2. Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (http://www.sbpc.org.br/wp-content/uploads/2020/04/MetodosLaboratoriaisDiagnosticoSARS-CoV-2.pdf). Acessado em 09/04/2020. Guo L, et al. Profiling Early Humoral Response to Diagnose Novel Coronavirus Disease (COVID-19). Clin Infect Dis. 2020 Mar 21. pii: ciaa310. doi: 10.1093/cid/ciaa310. [Epub ahead of print] Nisreen M.A. Okba, et al.SARS-CoV-2 specific antibody responses in COVID-19 patients. medRxiv 2020.03.18.20038059; doi: https://doi.org/10.1101/2020.03.18.200

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Agendamento necessário nas unidades:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Preparação para o exame:

- JEJUM ACONSELHÁVEL DE 4 HORA

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura