Deseja selecionar mais exames?
SIM NÃO

COLONOSCOPIA

Informações

A colonoscopia é um exame que permite o médico examinar a mucosa do seu cólon ( intestino grosso ). Isso é realizado inserindo um tubo flexível da espessura de um dedo em seu ânus e avançando com ele lentamente através do reto e cólon. Se seu médico recomendou uma colonoscopia, este folheto poderá esclarecer alguns tópicos básicos sobre este procedimento - como é realizado, como pode ajudar e que efeitos colaterais você pode experimentar. Se ficar com alguma dúvida, pergunte ao seu médico.

O que devo fazer antes do exame ?
O cólon deve estar completamente limpo para que a colonoscopia seja realizada com sucesso, portanto siga as instruções do preparo corretamente ou avise ao colonoscopista que não as seguiu antes de realizar o exame.
Posso tomar minhas medicações habituais ?
A maioria dos remédios pode ser utilizada normalmente, mas algumas podem interferir com o preparo do exame. Informe seu médico sobre os medicamentos que está tomando, especialmente AAS ( aspirina ) e similares, medicações para reumatismo, anticoagulantes, insulina, calmantes e antidepressivos. Também não esqueça de avisar sobre alergias e reações anteriores a medicamentos. Avise ao médico que medicamentos costuma utilizar, preferencialmente antes de iniciar o preparo, na véspera do exame.

Quem não pode realizar o exame ?
Todos podem realizar este exame, mas alguns cuidados a mais devem ser tomados em quem tem problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos e aqueles com alergia a medicações. Se for o seu caso, avise o médico antes de agendar o exame.

O exame pode ser realizado em gestantes ou mulheres que amamentam ?
Não se recomenda realizar esse exame durante a gestação. Ele só é realizado se os riscos forem considerados menores que os potenciais benefícios do exame, após discussão entre a paciente e o seu médico. Se estiver grávida ou amamentando, algumas medicações não podem ser utilizadas, portanto essa informação deve ser fornecida ao agendar o exame. Após a realização do mesmo, recomenda-se que o leite seja retirado completamente por bombinha após 4 a 6 horas da realização do exame e descartado. Depois disso a amamentação pode ser realizada sem riscos ao bebê.

O que acontece durante a colonoscopia ?
A colonoscopia é bem tolerada e raramente causa muita dor. Você pode sentir uma pressão, gases e cólicas durante o procedimento. O colonoscopista pode administrar um sedativo e/ou um analgésico para ajudá-lo a relaxar e a tolerar o desconforto.
Você irá se deitar de lado ou de costas enquanto seu médico introduz e avança o colonoscópio lentamente através do seu cólon para examinar a mucosa, até chegar à transição entre o intestino grosso e o fino. Ele irá examinar tudo novamente enquanto retira o aparelho, para não deixar passar nada despercebido. O exame geralmente dura entre 15 e 60 minutos, mas prepare-se para aguardar de 3 a 4 horas entre espera, preparo, exame e recuperação.
Em alguns casos, o colonoscopista não consegue levar o aparelho até o int

Preparo

Exame realizado nas Unidades Penha / Piedade e Itu
Necessário agendar horário
Pacientes acima de 65 anos: agendar pre-consulta na Penha
**Unidade Piedade somente pacientes até 60 anos**

DIETA
Véspera do exame ___/___/___

- CAFÉ DA MANHã: Normal.
- ALMOÇO: Leve (sopa, arroz, macarrão, carnes brancas, gelatinas). Evitar saladas e frutas.
- PROIBIDOS: Carnes vermelhas, verduras e folhas, frutas, feijão, leite e derivados.
- PERMITIDOS: água, chá, café, suco coado, refrigerante, pão, biscoito, margarina, geléia, ovos, arroz, batata cozida, massas e carnes brancas.
- DURANTE TODO DIA: Ingerir líquidos em grande quantidade: suco de frutas coado, chá, água, refrigerante, gelatina (ligth ou diet de qualquer cor e sabor), mel, água de coco, suspiro, sorvete de frutas (com água).

AS 18:00 tomar 2 comprimidos de HUMECTOL D .

- JANTAR: Líquidos (sopa batida no liquidificador, sucos, chá, etc.) permitem-se torradas.

Dia do exame ___/___/__

AS 7:15 HS Tomar 1 comprimido de MOTILIUM 10 mg por via oral (a medicação serve para evitar náuseas e vômitos).
4 horas antes do exame preparar a solução de MANITOL (MANIPULADO): colocar 100 gramas de MANITOL em pó e acrescentar mais (um litro) de água gelada ou suco de laranja (coado), ou suco de limão gelado. Tomar 01 (um) copo de solução de MANITOL a cada 10 minutos a partir do horário descrito. Toda solução deve ser ingerida em uma hora. Após tomar o MANITOL, colocar 2 dedos de água e misturar com 60 gotas de LUFTAL.
O objetivo principal desta dieta é limpar todo o colón (intestino), portanto, deverá evacuar várias vezes de coloração amarelada sem resíduos (é tão clara que é possível ver o fundo do vaso sanitário), é que o colón está preparado.

DIABETICOS de uso de HIPOGLICEMIANTE oral (só toma medicação via oral se insulina, suspende no dia do exame).
Se tomar AAS ou similar suspender 5 dias antes.
Se tomar TICLID ou PLAVIX suspender 7 dias antes (consultar o cardiologista se pode parar de tomar).
Tomar todos os remédios de uso crônico no dia do exame.
MULHERES: Retirar o esmalte das unhas das mãos.
Trazer exames anteriores, evitar trazer crianças, qualquer duvida e esclarecimento entrar em contato com o BIOLABOR (15) 3231-8805.
Não estar conduzindo veículo ou moto, Trazer guia e pedido de exame
Vir com acompanhante adulto, com roupas leves e de fácil manuseio.
Por se tratar de um exame que eventualmente necessite de procedimentos cirúrgicos endoscópicos ex: (Polipectomia), ocasionalmente pode haver um atraso no horário do exame marcado.

APÓS O TERMINO DA SOLUÇÃO DO MANITOL ENTRAR EM JEJUM ABSOLUTO, NÃO BEBER LÍQUIDO ALGUM E NÃO INGERIR ALIMENTOS ANTES DO EXAME, CASO ISSO NÃO SEJA RESPEITADO O PACIENTE PODERA NÃO REALIZAR O EXAME.

TRAZER UMA TROCA DE ROUPA.


DATA:_____/_____/_______ ASS: ________________________________





Biolabor 2019 - Todos os direitos reservados