INFORMAÇÃO PARA EXAME

CLORO, DOSAGEM NO SUOR

- O teste contribui com o diagnóstico de fibrose cística (FC), ou mucoviscidose, que cursa com infecções pulmonares de repetição e déficit de crescimento em decorrência de insuficiência pancreática exócrina.
- Na FC, há um aumento da excreção de cloro no suor, razão pela qual sua concentração pode ser estimada pela determinação da condutividade do suor. Valores de cloro acima do limite normal sugerem a doença. O teste é considerado o padrão-ouro para o diagnóstico de FC, mas, caso a primeira dosagem de cloro mostre valores anormais, a prova deve ser repetida em um outro dia. De qualquer modo, o resultado requer interpretação conjunta com a história clínica. Um teste negativo praticamente exclui a possibilidade de haver FC, enquanto um teste positivo é altamente sugestivo da doença. Sempre que possível, o diagnóstico de FC deve ser confirmado pela busca de mutações do gene CFTR, iniciando-se pela mais freqüente, denominada delta-F508. Na prática clínica, está disponível a pesquisa de aproximadamente 40 mutações, incluindo as 25 recomendadas pelo CF Genetic Analysis Consortium, o que eleva o índice de detecção para até 90% em caucasóides

Unidade Biolabor para realizar esse exame:

Sorocaba - Campolim, Sorocaba - Penha, Sorocaba - Vergueiro, Votorantim, Sorocaba - Zona Norte, Sorocaba - Zona Oeste, Sorocaba - Éden, Salto de Pirapora, Itu, Piedade

Preparação para o exame:

INSTRUCOES

- Crianças - Colher preferencialmente de madrugada, colocando o saco atoxico aproximadamente 2 horas da madrugada e retirado a 7 horas da manha.

Adultos - somente no laboratorio
- Dar banho rigoroso na criança ,principalmente o local onde será coletado o suor .
- Com o sabonete neutro, esfregando e depois exaguando muito bem, secar com uma toalha limpa e seca.
- Após a secagem 30 min colocar o saco atoxico fornecido pelo laboratório no braço da criança, ate a altura do ombro e vedar com fita crepe sem compressão exagerada.
- Após 4 a 6 horas retirar e entregar imediatamente ao laboratório.

Obs: não fazemos pelo método de IONTOFORESE PILOCARPINIC

OUTROS EXAMES

Selecione a primeira letra do exame abaixo ou utilize o campo para digitar o exame que procura