logo-biolabor

WhatsApp

(15) 99134-9888

Telefone

(15) 3233-8200

Pesquisar Exame

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CATECOLAMINAS URINARIAS, URINA 24 HORAS

Interpretação
As Catecolaminas (norepinefrina, epinefrina e dopamina) são importantes neurotransmissores. Norepinefrina (sinônimo de Noradrenalina) e Epinefrina (sinônimo de Adrenalina) são formadas e secretadas no sistema nervoso central e na medula da glândula supra-renal. A maior parte das terminações nervosas chamadas de simpáticas pós-ganglionares usa a norepinefrina como transmissor. As principais catecolaminas são formadas pela hidroxilação e decarboxilação dos aminoácidos fenilalanina e tirosina. A enzima fenilalanina hidroxilase, que converte a fenilalanina em norepinefrina é encontrada primariamente no fígado. Há uma longa trajetória entre a enzima fenilalanina hidroxilase e a Norepinefrina. Inicialmente ela cataboliza reação fenilalaninapara tirosina, que é transportada para neurônios e hidroxilada e decarboxilada para formação de dopamina. A dopamina entra nas vesículas onde é convertida para norepinefrina pela dopamina-b-hidroxilase. L-dopa é o isômero mais ativo, mas a Norepinefrina é formada na configuração D. O fator limitante na conversão de dopamina em Norepinefrina é a conversão de tirosina em dopa. A tirosina hidroxilase está sujeita ao feedback inibitório da dopamina e norepinefrina. Nas vesículas granulosas a Norepinefrina e Epinefrina estão ligadas a ATP e associadas a proteínas denominadas cromograninas. A função destas proteínas ainda não está totalmente clara. As Catecolaminas são liberadas das vesículas por exocitose, junto com ATP, dopamina-b-hidroxilase e cromograninas. Um mecanismo ativo de recaptação de Norepinefrina é encontrado nos neurônios adrenérgicos

Preparação para o Exame



Dois dias antes da coleta, fazer dieta especial, evitando a ingestão de chocolate, baunilha, bananas, frutas cítricas, café e alguns medicamentos (à critério médico) como aspirina e anti – hipertensivos. Importante: coletar a urina em um frasco intermediário e transferir para frasco com conservante.

Instruções de coleta
Coleta de Urina 24 horas:
Ao levantar pela manhã, deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções. Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a 1° micção da véspera. Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual. Coletar urina de 24 horas em frasco limpo contendo 10mL de HCl 25%.
Encaminhar ao laboratório urina 24 horas fracionada.

Atendimento Biolabor

De Segunda a Sexta das 06h30h ás 22:00h, Sábado 06h30 às 18h e Domingo das 08h às 12h

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
Fale conosco no WhatsApp!