Deseja selecionar mais exames?
SIM NÃO

BRONCOSCOPIA

Informações

A broncoscopia é um exame visual directo da cavidade dos órgãos da fonação (laringe) e das vias aéreas através de um tubo de observação de fibra óptica (um broncoscópio). O broncoscópio é dotado de uma luz na extremidade que permite ao médico observar dentro do pulmão as grandes vias aéreas (brônquios).

Preparo

Exame realizado na Unidade Penha
Necessário agendar horário (SAC)

**********Preparo**********
É necessário jejum absoluto (inclusive de água) de oito horas.
- Como a broncoscopia é realizada sob anestesia local e sedação leve, o cliente precisa estar acompanhado, pois não é possível dirigir após o procedimento.

Critérios de realização
Esse exame é realizado somente com pedido médico e a idade mínima para realizar o procedimento é 14 anos.
Medicamentos anticoagulantes, como varfarina (Marevan® e Coumadin®), e antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), clopidogrel (Plavix®) e ticlopidina (Ticlid®), devem ser suspensos sete dias antes do exame, sob supervisão do médico solicitante.
Caso tenha realizado hemograma, coagulograma, dosagens de uréia e creatinina, raios X de tórax e tomografia de tórax, o cliente deve apresentar esses resultados no dia do exame.
A broncoscopia é contra-indicada nos casos de insuficiência respiratória grave, arritmias cardíacas graves, insuficiência coronariana descompensada e crise grave de asma.
O exame somente poderá ser realizado mediante presença de um acompanhante adulto desde o momento da chegada do cliente ao laboratório até o término do exame. Esta é uma condição indispensável. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante obrigatoriamente deverá ser um responsável legal.

Duração do exame
- O procedimento dura cerca de 40 minutos e exige mais 30 minutos de repouso.


Cuidados após a broncoscopia
- Não dirigir automóvel ou outros veículos durante todo o dia, após o exame.
- Durante um período de aproximadamente oito horas, não realizar tarefas que necessitem de atenção, como mexer com máquinas e objetos cortantes.
- Uma hora após o término do exame, pode-se alimentar normalmente. Não existem restrições quanto ao tipo de alimentação, apenas devem ser evitados alimentos muito quentes.
- Evitar o consumo de bebidas que contenham álcool nas 24 horas que se seguem ao exame.
- Entre 3 e 12 horas depois da broncoscopia, a manipulação do aparelho respiratório pode causar febre, às vezes alta, que, contudo, desaparece espontaneamente, não sendo um sinal de infecção. Nestes casos, pode-se fazer uso de antitérmicos, devendo, porém, entrar em contato com o médico solicitante, para que este indique o medicamento e a dosagem.
- Após a biópsia, pode ocorrer sangramento em pequena quantidade, presente na expectoração (escarro). Esse quadro também é autolimitado e não deve durar mais de 24 horas.
- Quando se realiza biópsia transbrônquica, pode ocorrer pneumotórax em 3% dos casos. Os sintomas dessa condição incluem dor torácica localizada e progressiva, geralmente piorando à inspiração profunda e podendo ser acompanhada de falta de ar. Na presença desses sintomas, o laboratório deve ser contatado imediatamente, pela Central de Atendimento ao Cliente no telefone 3231.8805, para que o médico responsável pelo procedimento possa avalia


Biolabor 2019 - Todos os direitos reservados