Deseja selecionar mais exames?
SIM NÃO
30 anos - Biolabor


WHATSAPP TelefoneLIGUE AGORA
consulte telefone e whatsapp das unidades

BAAR - AURAMINA

Informações

Trata-se de um metodo de pesquisa de BAAR por fluorescência mais sensível que os métodos tradicionais baseados na carbolfucsina (Ziehl- Neelsen). A auramina (Fluorocromo utilizado) liga-se ao ácido micólico da parede celular da micobactéria, resistindo à descoloração do álcool-ácido e emitindo fluorescência amarelo-alaranjada sobre fundo negro.

Preparo

Lavado gastrico: Jejum obrigatório de 8 horas.

A coleta de escarro deve ser colhida em casa (não é colhida no Biollabor), e deve ser orientada conforme descrito no Urina:
. Realizar higiene íntima com água.
. Desprezar o 1o jato urinário (primeiros 10 a 15 mL), visando minimizar a contaminação com flora uretral saprófita alcool-ácido resistente.
. Em seguida, colher todo o restante de urina da primeira micção da manhã (mínimo de 40 mL) em frasco limpo de boca larga. Sugere-se um mínimo de três e máximo de seis amostras colhidas em dias consecutivos.
- Não aceitamos amostras de urina de 24 hs.

- Pus e secreções purulentas, aspirado de gânglios e de tumores:
. Quando provenientes de cavidade fechada são coletados através de punção, procedimento exclusivamente médico.
. Quando o material é de cavidade aberta, colhe-se através de um swab, com cuidados especiais de não tocar nas borbas. Nesse caso, deve-se descarregar o swab em água destilada ou salina estéreis.

- Sangue:
. Colher o sangue em tubos de heparina ou SPS. Colher 02 tubos por amostra para adultos e 01 tubo por amostra para crianças.

- Líquidos Corporais:
. Nos casos de liquidos sanguinolentos, coletar em tubo contendo anticoagulante para evitar que o bacilo fique preso na rede de fibrina.

- Lavado Brônquico:
. Mínimo 5 mL. O contato do bacilo com o anestésico tópico pode diminuir o rendimento da cultura, segundo alguns autores.

- Lavado Gástrico:
. Todo lavado gástrico ser previamente alcalinizado com Carbonato de sódio a 10%. Neste caso, neutralizar com Carbonato de Sódio 1 mg/1 ml de lavado gástrico.

- Biópsias:
. Amostra enviada em aguailada ou salina fisiologica esteril.

- Medula óssea:
. Amostra deve ser colhida com anticoagulante (SPS ou heparina).

- Esperma:
. enviar no minimo 1,0 ml em tubo esteril e refrigerado entre 2 e 8ºC.

- Quando o médico solicitar mais de uma amostra, coletar e enviar a amostra do dia. Não esperar acumular as amostras para enviá-las juntas.



Biolabor 2019 - Todos os direitos reservados