ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PACIENTE COM CÂNCER DE TIREOIDE:
O tratamento com iodo radioativo (Iodo-131) é indicado para pacientes com história de Carcinoma diferenciado de tireóide operado (tireoidectomia) e que apresentam indícios de tecido tireoidiano remanescente, sinais de metástases (acometimento regional ou à distância pela doença) e/ou alterações laboratoriais sugestivas de doença residual ou recidiva.
Como as doses administradas de Iodo-131 para esses casos são em quantidade maior do que 30 mCi é necessária a internação do paciente com a finalidade de afasta-lo do convívio com outras pessoas até que o nível de radiação diminua a um valor mínimo determinado, quando o paciente deverá receber alta da internação. Esse procedimento é obrigatório por lei e regulamentado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Em geral, o período de internação deve limitar-se a 3 dias, sendo que a alta é por critérios clínicos e radiométricos (medidas diárias da radiação do paciente).
As dosagens de iodo são analisadas com base nos exame de sangue (tsh/ tireoglobulina/ anticorpo anti tireoglobulina), resultado da pesquisa de corpo inteiro (PCI) e anatomopatologico (biópsia pós cirúrgica) e variam de acordo com cada caso, sendo assim elas podem ser encontradas com as seguintes dosagens.
MNT30 – DOSE AMBULATORIAL DE 30 MCI, PACIENTE NÃO PRECISA FICAR INTERNADO
MNT50 – DOSE AMBULATORIAL DE 50 MCI, PACIENTE NÃO PRECISA FICAR INTERNADO
MNT10 – DOSE DE INTERNAÇÃO DE 100 MCI, PACIENTE FICA INTERNADO EM QUARTO TERAPEUTICO
MNT15 – DOSE DE INTERNAÇÃO DE 150 MCI, PACIENTE FICA INTERNADO EM QUARTO TERAPEUTICO
MNT175 – DOSE DE INTERNAÇÃO DE 175 MCI, PACIENTE FICA INTERNADO EM QUARTO TERAPEUTICO
MNT20 – DOSE DE INTERNAÇÃO DE 200 MCI, PACIENTE FICA INTERNADO EM QUARTO TERAPEUTICO
MNT25 – DOSE DE INTERNAÇÃO DE 250 MCI, PACIENTE FICA INTERNADO EM QUARTO TERAPEUTICO
Para todo tratamento é necessário um preparo prévio, onde ele suspende a reposição hormonal por 30 dias, sendo nesse tempo 15 dias de dieta alimentar com baixa ingestão de iodo. Ou pode ser feito com THYROGEN, a principal vantagem do uso desse medicamento antes do tratamento com Iodo radioativo e da realização da Cintilografia é que o paciente poder continuar tomando os hormônios substitutos da tireoide normalmente, melhorando sua qualidade de vida em relação ao desempenho físico, vitalidade, vida social e saúde mental, porém o thyrogen somente é utilizado através de pedido médico.