A Chlamydia trachomatis e a Neisseria gonorrhoeae são bactérias gram-negativas associadas à IST´s (Infeccções Sexualmente Transmissíveis).
As infecções por clamídia do trato urogenital estão associadas a salpingite, gravidez ectópica e infertilidade de fator tubário na mulher, assim como uretrite não gonocócica e epididimite no homem.
A infecção por gonorreia no homem resulta normalmente, em uretrite anterior aguda acompanhada por secreção. Na mulher, a infecção é frequentemente encontrada no colo do útero, vagina e útero e geralmente é assintomática. Sem tratamento, podem ocorrer complicações, como a Doença Inflamatória Pélvica (DIP), salpingite aguda na mulher e epididimite no homem.
* Para os casos de amostras compartilhadas preconiza-se que a amostra seja enviada congelada (-20°C) onde será aliquotada com o volume mínimo para o setor de Biologia Molecular. O tubo primário será enviado ao outro setor executor. Amostras enviadas refrigeradas podem ser aceitas, no entanto o congelamento evita que haja extravasamento e perda de material, o que pode comprometer o volume necessário para realização dos exames