logo-biolabor

WhatsApp

(15) 99134-9888

Telefone

(15) 3233-8200
(11) 2429-5699

Cuidado com o frio!

O inverno no Brasil começa em 21 de junho, mas, mesmo antes do início da estação, já temos dias com temperaturas mais baixas. Essa época do ano está associada a uma série de complicações para a saúde de todos e, em especial, pacientes com câncer, que são mais suscetíveis. Infeções virais, como gripe, resfriados e gastroenterites, que ocorrem por disseminação aérea direta (gotículas de tosse ou espirro) ou indireta (contato físico com objetos contaminados), são mais comuns no inverno. O vírus influenza, causador da gripe, ganha importância por sua alta frequência e associação com complicações graves que podem, inclusive, levar a óbito.

Como prevenir infecções virais?

Tome a vacina contra a gripe

Ela previne tanto as gripes comuns como a gripe H1N1.  Ambas são causadas pelo vírus influenza e suas diferentes cepas (A e B), que estão contempladas nas vacinas trivalente (duas cepas A – H1N1 e H2N3 – e uma cepa B) e tetravalente (duas cepas A – H1N1 e H2N3 – e duas cepas B). Trata-se de uma vacina segura, pois é feita com a utilização de partes dos vírus mortos (antígenos). Ela é produzida considerando as variantes do vírus que circularam com maior frequência no ano anterior. A vacinação, que deve ocorrer anualmente, é particularmente importante para os pacientes com câncer, já que estão suscetíveis a desenvolverem complicações decorrentes da gripe. No entanto, alguns pacientes recebendo imunoterapia podem apresentar exacerbação de efeitos colaterais do tratamento oncológico após a vacinação. Por isso, converse com o seu médico.

Evite contato com pessoas doentes

Uma pessoa gripada pode disseminar o vírus por meio de secreções das vias respiratórias. Portanto, gotículas provenientes de espirros e tosse são fontes de contágio.  Se você estiver doente, resguarde-se e evite propagar a infecção. E, se você conhece alguém que está doente, evite o contato.

Tome cuidados especiais de higiene

O vírus também pode se propagar de modo indireto. Após o contato das mãos com superfícies e objetos contaminados por essas secreções, o indivíduo pode se infectar ao levar a mão à boca, ao nariz e aos olhos. Por isso:

  • Lave sempre as mãos com agua e sabão e álcool gel;
  • Evite colocar as mãos nos olhos, boca e nariz após contato com superfícies e objetos;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Cubra a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar;
  • Evite locais fechados e aglomerações.

Cuidados com a pele

No inverno, a pele tende a ficar mais ressecada. Por isso: hidrate-a. Mais hidratada, a pele fica menos sensível e suscetível aos eventuais danos causados por tratamentos oncológicos.  Seguem algumas dicas:

  • Use e abuse de cremes hidratantes. Dê preferência aos produtos sem corantes ou perfumes, já que a pele fica mais sensível, especialmente a das pessoas que estão fazendo tratamento oncológico;
  • Tome bastante líquido.  Essa é uma boa forma de hidratar a pele: de dentro para fora;
  • Limite o tempo de exposição a banhos quentes;
  • Use umidificador de ambiente, especialmente se estiver utilizando aquecedores de ar;
  • Nesta época do ano, apesar de estarmos menos expostos ao ar livre, é fundamental manter o uso de filtro solar, especialmente em dias ensolarados, que têm altos índices de radiação UV. Se for para montanhas com neve, cuidado redobrado, pois a neve reflete a radiação UV.

Dra. Heloisa Veasey, médica oncologista do Centro de Oncologia e Hematologia Einstein

Compartilhe esta publicação:

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
Fale conosco no WhatsApp!