Prática de Exercício Físico no Frio


Com o tempo frio, a vontade de fazer exercícios físicos fica muito menor. Mas sabia que esta época do ano é uma das melhores para praticar atividades físicas? Fazer exercício no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias. É o que garante o pesquisador Luis Carlos Oliveira, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), órgão ligado à Secretaria estadual de Saúde de São Paulo. Segundo o especialista, o clima mais ameno leva o corpo a precisar queimar mais calorias para manter-se aquecido.

— Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil de óbitos no país — defende Oliveira.

Ele lista alguns cuidados necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas:

Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves, como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável;

O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importante aquecer e alongar;

Hidratação antes, durante e depois do exercício é essencial, pois, assim como no verão, o corpo perde líquido através da transpiração.

Confira mais dicas no link abaixo:

https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/exercicio-fisico-no-inverno-queima-ate-30-mais-calorias-5451071


Voltar


Biolabor 2018 - Todos os direitos reservados