Dia Mundial Sem Tabaco


O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a fim de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e na coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer, é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis Federal, Estadual e Municipal.

No Dia Mundial sem Tabaco, o INCA – em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde dos 26 Estados, o Distrito Federal e a sociedade civil – promove e articula uma grande comemoração nacional em torno do tema definido a cada ano pela OMS. É importante destacar que a epidemia global do tabaco mata quase seis milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são não fumantes, vítimas do fumo passivo3. Sem alterações de cenário, estão previstas mais de oito milhões de mortes por ano a partir de 20304. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa-nacional-controle-tabagismo/impressos-e-multimidia/dmst


Voltar


Biolabor 2018 - Todos os direitos reservados