Deseja selecionar mais exames?
SIM NÃO

ACIDO HOMOVANILICO, URINA

Informações

O ácido Homovanílico (HVA) é o principal metabólito urinário da dopamina. Cerca de 75% dos pacientes com neuroblastoma excretam niveis elevados de HVA e Ácido Vanilmandélico (VMA). Níveis elevados também são encontrados no feocromocitoma, ganglioneuroblastomas e Síndrome de Riley-Day. Excreção do HVA pode ser intermitente. Aproximadamente 20% dos pacientes com elevação do HVA não tem neuroblastoma. Concentrações sofrem interferências de alguns alimentos, tabaco, alcool etílico e drogas. Em caso de investigação para neuroblastoma é sugerida também a dosagem do VMA.

Preparo

Urina de 24 Horas. Urina recente.


O paciente deverá permanecer durante as 24 horas de coleta sem ingerir ou utilizar: Álcool, fumo, refrigerantes com coca, café e chá.
- O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir os seguintes medicamentos ou conforme orientação do médico : descongestionantes nasais, brocodilatadores, metildopa, tetraciclina, cloropromazina, quinidina, aspirina, dissulfiran, reserpina, piridoxina e levodopa.
- A suspensão ou não de medicamentos é critério exclusivo do médico.
- Conservação para as Unidades Hermes Pardini ( para laboratórios conveniados seguir orientação descrita no campo Outros Laboratórios):
. Obrigatório acidificar com HCL 50% 5 mL para cada 3 litros de urina (adultos e crianças) e refrigerado. Caso o pH não esteja entre 3 e 4 o mesmo deve ser ajustado para este valor.
- Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O cliente deverá manter sua rotina diária.
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.


Informar medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose.


Biolabor 2017 - Todos os direitos reservados