Selo 28 anos

.........................................................................

Fale Conosco

.........................................................................

Atendimento online Biolabor

.........................................................................

Envie Sugestões e Críticas para o Biolabor

.........................................................................

Ultrassom 4D

.........................................................................

EXAMES


LARINGOSCOPIA

DESCRIÇÃO

A Laringoscopia é um exame realizado com anestesia local e com o objetivo de avaliar estruturas da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe, laringe, onde se localizam as pregas vocais, e início de traquéia. É realizada rotineiramente no consultório médico otorrinolaringológico, não necessitando internação.
A anestesia é local com medicamento spray, cujo efeito passa em alguns minutos. O procedimento é realizado através da boca e com o paciente sentado, não havendo necessidade de preparos prévios.
As estruturas são visualizadas em um monitor por meio de um sistema de vídeo que permite o aumento das imagens e, consequentemente, uma melhor avaliação. São ainda armazenadas em um computador, permitindo reavaliações por outros médicos e acompanhamento da evolução da doença.
Eventualmente, os pacientes queixam-se de sensação de náuseas quando o aparelho chega à garganta. Neste caso, pode-se dispor do exame via nasal, a nasolaringoscopia flexível. Este último é feito com anestesia nasal local e com aparelho flexível, permitindo também avaliações de cavidade nasal e rinofaringe, além das estruturas anteriormente descritas.
As indicações para o exame são várias. As mais comuns são rouquidão, tosse persistente, sensação de "enlatos", pigarros, dor, sensação de secreção ou corpos estranhos na garganta, entre outras.

 

PREPARO PARA O EXAME

Exame realizado na Unidade Penha
Necessário agendar horário

*******Preparo*******
O exame requer um jejum absoluto (inclusive de água) de 6 horas.
O exame somente poderá ser realizado mediante a presença e um acompanhante adulto desde o momento da chegada do paciente ao laboratório até o término do exame. Esta é uma condição indispensável. No caso de menores de 18 anos, o acompanhante, obrigatoriamente, deverá ser um responsável legal.

*******Cuidados após o exame*******
- Deixar o laboratório com acompanhante.
- Uma hora após o término do procedimento, é possível se alimentar normalmente. Não existem restrições quanto ao tipo de alimentação, apenas devem ser evitados alimentos muito quentes.
- Não dirigir automóvel ou outros veículos durante todo o dia após o exame.
- Da mesma forma, por um período de aproximadamente oito horas, recomenda-se não realizar tarefas que necessitem de atenção, como mexer com máquinas e objetos cortantes.
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas posteriores à laringoscopia.
- Pode ocorrer certo desconforto na garganta, principalmente nos casos que incluem biópsia, o que, no entanto, desaparece após algumas horas. Se os sintomas forem muito intensos, convém tomar medicamento sintomático, a exemplo de analgésico ou antiinflamatório. Neste caso, o médico solicitante deve indicar o nome e a dosagem da medicação.
- Se houver qualquer outro sintoma, o laboratório precisa ser contatado para que o médico responsável pelo procedimento possa avaliar o caso.



 


Exames realizados no Biolabor

 

Selecione abaixo a letra inicial do exame que procura ou digite através do campo de busca acima.

Veja abaixo a relação de exames, seus detalhes, unidades disponíveis e agendamento