Dúvidas Frequentes

Esclarecemos abaixo algumas dúvidas que recebemos em nossas unidades, caso sua dúvida não tenha sido esclarecida, entre em contato conosco.

Água interfere no jejum?

Em pequenas quantidades água não interfere.

Bebidas alcoólicas interferem nos exames?

Sim, especialmente nas dosagens de gorduras, por isso não se recomenda o uso de bebidas alcoólicas nas 72 horas que antecedem o exame.

Esforço físico interfere nos exames?

Muitos exames sofrem interferência direta de esforços, por isso, recomenda-se que o paciente acorde e dirija-se imediatamente ao laboratório, evitando todo o tipo de esforço físico.

Exercício físico antes da coleta de amostras interfere no resultado?

Alguns exames tem seus resultados alterados pelo exercício físico antes da coleta, como ferro, urina tipo I, glicemia e outros. Recomenda-se o repouso antes da realização de exames médicos.

Fumar interfere nos exames?

Sim. Deve-se evitar nas 12 horas que antecedem o exame.

Jejum incorreto interfere nos exames?

Sim. Muitos exames sofrem interferência direta do jejum inadequado, por isso entre em contato com o SAC [Serviço de Atendimento ao Cliente - Fone (015) 3231.8805 e informe-se corretamente sobre o preparo específico para seus exames.

Medicamentos interferem nos exames?

Muitos medicamentos podem interferir nos resultados de exames, por isso informe à recepcionista os medicamentos em uso.

Mulheres mestruadas podem fazer exame de urina?

Não é recomendada a coleta de urina durante o periodo menstrual, mas se o exame for urgente deve- se colher mesmo assim realizando-se assepsia rigorosa.

O exame de urina tem que ser realizado com a 1º amostra do dia?

Recomenda-se a realização na primeira amostra de urina da manhã, mas não sendo possível pode- se realizar com outra amostra do dia, desde que o paciente esteja há 2 horas sem urinar. Para crianças que ainda não tem controle sobre a micção, não é necessário que seja coletada a primeira urina da manhã.
Biolabor 2017 - Todos os direitos reservados